Breve História da SCMB

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova da Barquinha, fundada em 1921, com sede na Rua José Filipe Rebordão, é uma associação de fiéis, constituída na ordem jurídica canónica, com o objetivo de satisfazer carências sociais e praticar atos de culto católico, de harmonia com o seu espirito tradicional, informados pelos princípios de doutrina moral e cristã.

No campo social exerce a sua ação através da prática das 14 obras da Misericórdia e está vocacionada para as áreas da Infância/Juventude e Idosos.

Em 1931, foi construído e inaugurado o primeiro edifício de Apoio a Idosos, designado como “Asilo da Misericórdia”, passando a “Lar de Idosos” em 1977. Em 2001, foi inaugurado o Lar de Idosos que sofreu obras de remodelação e ampliação.

Em 2007, surge a primeira resposta de Apoio à Infância, com a construção da Creche “Berço do Tejo”.

Em 2008, surge a Resposta Social de Apoio à Infância designada por Centro de Acolhimento Temporário para crianças e jovens em risco “Cat Pr´amar”.

As Respostas Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova da Barquinha, desenvolvem-se na Rua José Filipe Rebordão à exceção do Centro de Acolhimento Temporário que se situa na Rua Comendador Vieira da Cruz, em Praia do Ribatejo e abrangem os seguintes utentes:

  • Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, com capacidade para 36 Utentes;
  • Centro de Dia, com capacidade para 10 Utentes;
  • Serviço de Apoio Domiciliário, com capacidade para 36 Utentes;
  • Creche “Berço do Tejo”, com capacidade para 35 Utentes;
  • Centro de Acolhimento Temporário “CAT PR´AMAR”, com capacidade para 17 Utentes.

 

Deixe uma resposta