No âmbito da Qualidade, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova da Barquinha, rege-se pelos seguintes princípios:
- Criar valores para os clientes e suas famílias assegurando a satisfação das suas necessidades expressas e potenciais;
- Fomentar a inovação e a criatividade de forma a melhorar continuamente a qualidade e segurança dos serviços, processos e métodos de trabalho;
- Garantir uma prestação de serviços qualificada e sustentável ao encontro das necessidades e expetativas dos utentes, famílias, colaboradores, beneméritos, parceiros, bem como da comunidade em geral;
- Garantir o estabelecimento de redes e parcerias com entidades locais de caracter privado e social, de forma a prestar serviços sociais e comunitários;
- Promover a satisfação contínua, o bem-estar biopsicossocial e espiritual dos utentes com base no atendimento personalizado;
- Assegurar o cumprimento da legislação em vigor e outros referenciais aplicáveis;
- Fomentar o envolvimento e o comprometimento por parte dos colaboradores com a cultura da qualidade e boas práticas como pilares da nossa política da qualidade, incrementando responsabilidades e competências, zelando pela sua satisfação profissional;
- Incentivar a participação dos colaboradores e utentes na estratégia da Instituição;
- Promover a troca de boas práticas com entidades similares e/ou parceiros;
- Melhorar os equipamentos existentes e adequá-los às atividades desenvolvidas;
- Promover um ambiente de trabalho seguro, saudável e um clima organizacional, caracterizado por pontualidade, rigor, afetividade e simpatia, que potencie a satisfação e realização dos colaboradores;
- Garantir a melhoria contínua de todo o processo EQUASS;
- Garantir o cumprimento dos requisitos normativos do EQUASS, bem como a certificação da Instituição nos próximos 3 anos.